Dear diary,
Um dia após a notificação recebi um email da família (sim, quase caí da cadeira). Estava no trabalho, quase no final do expediente do último dia de trabalho de dezembro (29/12/2012 - sim, estou de folga hoje) quando li que eles queriam saber se eu estaria disponível para conversar com eles. Há, claro que sim! Mandei um e-mail dizendo que estaria disponível em 3 horas (sim, moro mega longe do trabalho e o trânsito não ajuda). Cheguei em casa antes das 21h, mas eles marcaram para 23h, ok esperei. Esperei, fiquei tnesa, aluguei a Maíra, aluguei meu amiguinho americano que conheci graças a Maíra (um dia prometo que conto), até que 23h EM PONTO eles me adicionaram no skype.
A princípio achei a forma de escrever da mãe um pouco fria (no e-mail), mas eis que quando aceito a chamada, estão lá ela e o marido sorrindo de orelha a orelha e mandam um "bom dia" (em plena 11 da noite daqui e 8 da noite lá) e eu muito retardada idiota digo "boa noite" e explico que aqui já era noite blá blá blá. Só eu mesmo... eles tentando ser fofos e eu corrigindo =S
Graças a Deus entendi exatamente tudo que eles disseram, e Graças a Deus eles não me pediram para repetir nada (ou seja, entenderam o que eu disse espero). Nem precisamos digitar nada, zero de escrita na conversa, fiquei orgulhosa de mim confesso.
Me falaram deles, das kids, da cidade e das experiências com au pais antigas. Pediram para que eu falasse um pouco sobre mim, meu trabalho atual, meus gatos :) Já tiveram uma menina da Austrália durante 1 ano e a atual é uma Sueca que está há 2 anos. Sempre tiveram au pair desde que o primeiro baby nasceu. Gostei deles pois pareceram bem legais e amigáveis, já viajaram bastante, a hostmom já esteve no Rio de Janeiro para o carnaval, eles tem uma cachorrinha (amo pets então ok para mim), e ficamos exatos 25 minutos no skype (teríamos ficado mais se eu fosse mais falante rsrs), mas eu me perdoo, afinal foi meu primeiro skype com a primeira família. Achei eles super legais.
No final da conversa, nos despedimos e eles disseram que me mandariam um e-mail com a letter deles e algumas fotos. Agradeceram eu tirar uns minutos do meu valioso tempo depois de um dia de trabalho e àquela hora da noite (isso foi fofo, mas não foi nenhum sacrifício da minha parte já que sempre dormi tarde... claro que não falei isso para eles!).
Quando olhei meu e-mail alguns minutos depois tinham exatamente 11 e-mails, 1 com a letter e dizendo que adoraram falar comigo (coisa que já tinham dito no video e eu tinha adorado ouvir) e 10 com fotos. Respondi o e-mail com algumas perguntas sobre as kids e os hosts e eles acabaram de responder, sempre os dois copiados em todos os e-mails. Legal.
É isso, vamos ver no que dá.
Ahh e eles precisam de au pair para meados de abril (a época que seria perfeita para mim financeiramente falando).
bjkitas
No dia 17/12 fui à Experimento e entreguei todos os documentos, fiz o teste psicotécnico, a entrevista e o temido iTep. Fui atendida pela Luisa, que é uma fofa! O iTep custou R$ 79,00 (au pair tem que se acostumar, o dinheiro sai que é uma beleza!).
O teste é composto por duas partes: listening e speaking. Primeiro eu tinha que ouvir alguns audios e depois responder questões de múltipla escolha (eles dão papel e caneta para fazer anotações). Minha dica para quem vai fazer: anote TUDO. Sabe aquela informação que você não acha relevante? Pois é... vão perguntar! E minha memória é igual a de uma formiga, então minha sorte foram as anotações (minha falta de sorte também, devo ter errado algumas de besteira).
Para o speaking não tem jeito, tem que falar. São duas perguntinhas e você tem cerca de um minuto para elaborar cada uma e mais um tempinho para responder. Nesse eu aconselho tentar falar bonitinho, com a gramática legal, sem muitas pausas e respondendo exatamente o que eles perguntaram.
Minhas duas perguntas foram (sintetizei, porque eram mais longas, mas minha memória de formiga não vai deixar lembrar os detalhes... basicamente era isso):
Por que é importante crianças brincar com outras crianças?
Quem era a pessoa mais importante da minha vida e por quê? De exemplos.
Minha nota foi o Intermediate (high), fiquei feliz :) Tá ótimo.
Agora que está tudo entregue, só falta mesmo ficar on plea Apia.Já fiz o vídeo e já coloquei na CC e na Apia, quando tiver oportunidade, subo ele aqui :)
Eu sei que uma família no APP pode não ser nada de mais, eles podem ficar lá olhando, segurando seu APP junto com os de outras meninas e nem sequer dizer um OI. Mas ainda sim estou feliz, porque uma família no seu APP significa que as coisas estão andando. Primeiro porque meu profile ainda não vídeo, e foi a própria CC que me indicou para a família como "match". Pelo que entendi, pela CC as possibilidades são: eles indicarem seu perfil, ou a família te achar na lista de au pairs disponíveis ou pelo vídeo. No e-mail que eu recebi, deu a entender que eles enviaram meu app para essa família e quando entro no site da CC vejo a família no meu perfil.
Li todas as informações várias vezes, realmente seria um "match" olhando assim por fora porque as descrições deles e do que eles querem batem com as minhas e o que eu quero. Ponto para a CC. Mesmo que eles não entrem em contato, já estou feliz.
A família: São de Massachusetts (escrevi certo by google). O neném vai nascer em janeiro, o pai é professor universitário e a mãe é médica. Seria primeira au pair (tem coisa melhor?), de um bebê (tem coisa melhor?), só um bebê (tem coisa melhor?). Enfim, estamos aí.
Ainda sim a rapidez me surpreendeu. Fiquei online dia 02/12, recebi a senha do perfil dia 07/12 e a mensagem de que tinha uma família no meu app dia 08/12!!! Preciso correr com o vídeo. No sábado da próxima semana farei o iTep... socorro!
beijokitas
Muita coisa aconteceu depois de conseguir a carteira. A primeira, foi que comecei a correr com todos os documentos para entregar... referências, formulários médicos... meu teste de tuberculina, o PPD, deu leve reator, ou seja, me fu***, me dei mal. Precisei tirar o raio-x do tórax com laudo em inglês. Sim, a APIA é mega burocrática. Sabem por onde estou online? Pela Cultural Care! Não, não mudei de agência... mas pensando no tempo que perdi com a carteira, achei melhor ficar online nas duas... até porque nunca consegui me decidir 100% por uma. E se minha família perfeita estiver na Apia e eu só estiver na CC, e se for o contrário? hahaha Destinooo, facilitei sua vida, então me consegue uma família legal, ok?
Meu contato com a CC foi no ano início do ano. Como preencher o application lá é 0800, já tinha boa parte adiantada (95%). Foi só adicionar as fotos, atualizar os dados e zaz. As representantes do Rio de Janeiro não existem mais, agora só em Volta Redonda. Desesperada, entrei em contato com a CC de São Paulo e fiz tudo online e por telefone (perfeito para mim que não tive tempo até hoje de levar os docs na Experimento-Apia). O teste de inglês foi bem tranquilo, por telefone. O teste de personalidade foi online e a entrega dos docs digitalizados por e-mail. Super rápido.
Agora preciso editar meu vídeo (simmmm, já gravei!!!) e entregar os documentos na Experimento, que pelo andar da carruagem, devo ficar on lá só em fevereiro, se não implicarem com nada.
Volto para registrar tudo depois!
Bjokitas