Tecnologia do Blogger.

.

RSS

Escolha da agência

Dear diary,

Desde a decisão de me tornar uma au pair uma pergunta me atormentava: qual agência escolher? A primeira vez que soube do programa foi em 2006 na amostra PUC-Rio (uma feira de estágios na faculdade em que a Experimento tinha um stand com opções de intercâmbio). Comecei a pesquisar, entrei na comunidade do orkut, li tudo e tal, mas não tinha carteira e não podia nem sonhar em trancar a faculdade pois eu era bolsista integral. Ok, adorava ler os comentários no orkut e ficava assustada com muitos... mas passou.

Agora (alguns anos depois rs) com a faculdade terminada e tempo livre para correr atrás do que falta, e com a decisão tomada, me restava escolher a agência. Pesquisei muito na internet e sempre leio tudo que postam no grupo do facebook (sim, abandonei o orkut... o site como um todo, nada contra a comunidade de au pairs) e fiquei entre duas agências: Cultural Care e Apia (representada no Brasil pela Experimento).

Desde o início descartei a APC por conta das meninas em rematch no grupo... cerca de 90% das meninas dessa agência que acompanho tiveram muitos problemas com famílias e muitos problemas no rematch. Nada contra, mas não gostei do suporte deles. Sei que pode variar e cada caso é um caso, mas não quis arriscar.

Depois de muito tempo atormentada e observando várias meninas com problemas com as famílias e como era o suporte de cada agência, passei a simpatizar mais com a Apia. Porém a Cultural Care (CC) também tem seus prós... então resolvi visitar as duas agências na semana passada para me decidir. Vamos às considerações:

Apia/Experimento:
Pró: Você pode falar com mais de uma família ao mesmo tempo, boas referências de meninas que encontraram famílias legais, muito suporte no Brasil em relação ao preenchimento do DS e da papelada.
Contra: Demora até 45 dias para ficar online caso a agência te aceite.

Cultural Care:
Pró: O aceite é imediato desde que você cumpra todos os requisitos, ou seja, você não demora para ficar online, boas referências das meninas que encontraram famílias legais.
Contra: seu perfil só fica disponível para uma família por vez, referências ruins de meninas em rematch.

As consultoras da Experimento foram muito profissionais, achei muito legal o atendimento. Mas tenho consciência de que esse é o papel de quem trabalha no comercial (eu sou assistente comercial, então sei que business are business). Mas a minha palestra informativa na Cultural Care foi meio desastrosa... primeiro porque eu era a unica a assistir, segundo porque eu sabia mais sobre o programa que a menina, terceiro porque ela LIA os textos dos slides impressos (oi? eu poderia ter lido em casa!!!), quarto porque ela queria me vender o programa como um sonho e olhou para mim como se eu fosse louca quando relatei alguns casos de meninas que li no grupo do facebook (como se fosse impossível que essas coisas acontecessem). Enfim, fiquei um pouco decepcionada, mas ainda sim sei que varia de unidade para unidade (eu fui na do Grajaú), sei que em São Paulo eles são mais organizados etc e tal. Mesmo assim estava com algumas dúvidas porque a Experimento sempre me intimidou um pouco, na realidade a Apia... eles me parecem ser mais exigentes enquanto a CC facilita mais a vida por ser mais prática. Então juntou tudo, o atendimento no Brasil, o suporte nos EUA que parece ser melhor (espero muito não precisar), o fato de ficar disponível para várias famílias, poder informar referências familiares no application desde que tenha 200 horas sem ser com familiares (soube graças a Anna Cecília e daí decidi 100%).

Bom, decisão final:




Já fiz a incrição no dia 20/05/2011 - R$ 796,00 e comecei a preencher o application que é até mais simples que o da Cultural Care ( ='( que eu já tinha preenchido 90% ). Falta só todo o resto, que é MUITA COISA, mas já estou mais leve após ter finalmente escolhido a agência. Espero ter feito a coisa certa!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read User's Comments(5)

Processo pré-tudo

Dear diary,


Sorry por ficar tanto tempo sem aparecer... o bom é que tenho novidades. Comecei as aulas de natação e estou amando. Preciso de muita força de vontade, porque as aulas são 3x por semana à noite (já que trabalho o dia todo), mas está valendo a pena, já sei nadar \o/ (comecei em março e não sabia absolutamente nada). Resolvi nadar porque acho que faz diferença no application... é bem melhor ser uma au pair mais ativa, americanos dão valor à prática de esportes (adeus Larissa sedentária!).


Vou começar em breve a academia também... para aumentar um pouco a disposição e a massa muscular porque estou muito magra! Estou de férias no trampo agora em abril e nossa... tinha esquecido do quanto é bom dormir. Cumpri quase todas as minhas missões de férias: minha gatinha Mia já se recuperou da operação, consegui fazer o Lion seguir uma dieta básica (sim tenho dois gatos que são a minha vida), visitei as agências Cultural Care e Experimento (representante da Apia), fui a todos os médicos possíveis e imagináveis para me certificar de que está tudo OK, coloquei aparelho (sim, sou louca, mas esse é um capítulo a parte),  e estou fazendo aulas práticas durante o dia, o que significa que vou terminar ainda esse mês a carga horária de 20 aulas \o/.


As considerações sobre as visitas serão postadas no próximo post junto com a minha decisao final que não vai passar dessa semana.


O aparelho eu coloquei porque decidi não parar a vida como muitas meninas fazem e ficam morrendo de ansiedade depois... prometi para mim mesma que tentarei levar uma vida normal paralelamente ao processo. Então continuarei trabalhando até está com o visto na minha mão, tirarei o leve deslocamento que os sisos fizeram com o aparelho (se não der tempo eu mando arrancar o aparelho, não viajo com isso de jeito nenhum!).


Em relação às aulas práticas, estão caminhando... já levo e trago o carro da auto-escola ao local de treino e vice-versa, já estou decorando a coreografia para a baliza... em mais quatro dias cumpro o total de horas necessários para marcar a prova prática. A CNH é o último requisito que preciso cumprir para poder me inscrever no programa.


Para finalizar, uma foto do encontro de fevereiro em que nos despedimos da Palloma e da Robertinha. Dia 1º teremos mais um encontro de Au Pairs no RJ para a despedida da Mariana Mello.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read User's Comments(1)