Tecnologia do Blogger.

.

RSS

Trabalho voluntário

Prometi as fotos do encontro, mas esqueci a máquina =) as fotos foram tiradas com a máquina da companheira Maíra (linkada aí ao lado), assim que ela me passar eu coloco aqui. O foco do blog é o programa Au Pair, mas o post de hoje vai ser sobre o trabalho voluntário que fiz no dia após o encontro de Au Pairs aqui no Rio e que pode interessar a quem precisa de horas com crianças para o application.


Bom, no dia 12/12 foi a festa de natal das crianças do Sonhar Acordado (uma ONG que trabalha com crianças carentes). E eu me ofereci para ser uma das voluntárias. A ONG tem vários projetos contínuos, recomendo. Ver o sorriso estampado no rosto de cada uma das crianças que vi naquele diz me fez ter vontade de abraçar esse projeto de uma vez e fazer parte de todos os tipos de trabalhos possíveis.


Uma explicação: os voluntários para a festa de Natal apenas devem acompanhar uma ou duas crianças durante toda a festa, que em geral dura 8 horas. Mas eu me ofereci como uma das "tias" que vai no ônibus com elas, então foi encontrá-las na fundação São Martinho na Vila da Penha - RJ (uma das fundações que o projeto apoia). Rio 40º e as crianças esperando para pegar o buzão que ia levar todos nós até o lugar, então em um momento de inspiração e depois de ver muitas carinhas ficarem rosadas, tirei o protetor solar da bolsa. Passei em uma, duas, três... e quando me dei conta uma fila de pessoinhas falando "tia, passa em mim!". Virei a tia do protetor solar! hahahahaha muito fofas as crianças, muitas pediram para eu ser a tia delas na festa (lindo, né? fiquei mega contente!). Fomos no buzuca até o local, e eu mega preocupada porque tinha um menino que o olhinho esquerdo não parava de lacrimejar (ele tinha machucado a região ocular no dia anterior) e assim que chegamos o levei até o ambulatório para passar soro. Resultado, as crianças foram distribuidas entre os tios e meu menininho foi o meu pupilo toda a festa =). O nome dele é Matheus, segue a foto.

Mesmo com cara e nome de menino levado ele foi um anjo a festa inteira! Abaixo mais uma fotinha da menina que me apelidou oficialmente  de "tia que passou protetor solar" e de algumas fofas do bus que eu fui levando. Ahh só para atualizar vocês... a musuquinha "fulaninho roubou pão na casa do João.. quem eu? tu sim... eu não... então quem foi? ..." tem uma nova versão: "fulaninho tomou banho e não passou sabão" (o resto é igual... só aviso para ninguém pagar de desatualizada como eu hahahahaha


Foi um dia inesquecível. Espero que essas crianças tenham muitas oportunidades na vida e que vençam todos os desafios que a vida impõe a esses pequeninos desde muito novos... problemas nas famílias, nas comunidades, violência, fome, miséria, maus exemplos e tudo que passam para fazer com que deixem de ser crianças cada vez mais cedo. Espero que Deus abençoe cada um, para que possam preservar a criança dentro deles e que tenham muita força de vontade para mudar a realidade que os cercam. Só de pensar que essa pode ter sido a unica festa de Natal delas e todo o resto que passa pela minha cabeça... Toda criança merece ser feliz. Vou encerrar o post antes de ficar mais sentimental.

Aconselho a todas as meninas que precisam de horas de cuidados com kids que procurem trabalhos voluntários. É bem recompensador. Além de contribuir com crianças que realmente precisam de atenção e carinho, você ainda aumenta as horas com kids para colocar no application. Procurem o Sonhar Acordado ou o projeto mais próximo de você e mãos à obra!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read User's Comments(1)

A decisão

Há muito tempo procurei me informar sobre programas de intercâmbio... todos caríssimos. O programa Au Pair foi o primeiro que me fez pensar "esse cabe no meu bolso". Há dois anos atrás pesquisei tudo sobre o programa, e duas coisas me impediam: 1º eu tinha bolsa integral na faculdade e não poderia trancar de forma alguma 2º um ano para mim era tempo demais. Naquela época meu objetivo principal era pegar fluência no inglês.
Terminei a faculdade agora no final de novembro (uhuuuuuuuuuuu), iniciei o preenchimento do APP ontem (04/12/2010) e comecei a me movimentar para preencher os requisitos necessários:

  • Ter de 18 a 26 anos. (tenho 23)
  • Ter pelo menos 200h de experiência de trabalho com crianças. (completando...)
  • Ter nível intermediário de inglês, suficiente para manter uma conversa. (ok??? I am not sure)
  • Ter o segundo grau completo. (ok, até um kadim mais)
  • Ser flexível, madura, independente e positiva. (acho que ok hahahaha)
  • Ter carteira de motorista. (tirando)
  • Não ter antecedentes criminais. (ok, sou um anjinho)
  • Ter boa saúde para ficar um ano fora. (ok, que Deus conserve)
  • Não ser fumante (ok ok e ok!)
  • Ser solteira e sem filhos (quase ok, eu tenho um filho... mas ele tem 4 patas, acho que não conta)

Bom, hoje eu já não acho que um ano seja tanto tempo assim (o tempo está passando muuito rápido). Então, por que nao? Vamos lá! Chega de perder oportunidades de emprego por causa do maldito inglês fluente. Hora de viver um pouquinho o "American way of life", conhecer outras culturas, conhecer pessoas novas, fazer novos amigos, enfim, sair do mundinho. Uma boa preparação é ler vários blogs com as mais diversas experiências (umas boas e outras nem tanto), mas temos que estar preparadas para tudo. Eu sou dona do meu próprio destino, cabe a mim as escolhas e as consequecias delas (hahahaha espero lembrar de ler esse post se tiver homesickness ou algo do tipo).


Próximo post: fotos do encontro de Au Pair que vai ter no Jardim Botânico!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read User's Comments(2)